segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

"Milagre" da multiplicação de comida

Jornal O DIA

Sustentabilidade: “milagre” da multiplicação de comida





Foto de Erika Astudillo


Técnicas agrícolas levadas a países pobres aumentam produção e fertilidade do solo.

ÔBA! Vamos começar o ANO NOVO com boa notícia e exemplo a ser seguido.

Uma questão de consciência quanto ao cultivo de vegetais vem despertando moradores de comunidades na Guatemala e Honduras, possibilitando aumentar o consumo alimentar de verduras.
Conforme diz Erika Zulema, 21 anos, moradora de uma das favelas da capital de Honduras. Ela planta em garrafas de plástico (pets) ervas, tomates, rabanetes e até feijão para o próprio consumo.
Colhe da própria horta apenas o que vai consumir. Antes, declara Erika, só comia arroz e milho.

As técnicas agrícolas são aplicadas por um Programa Mundial de Alimentos ( PMA), a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e a Agência dos Estados Unidos para o desenvolvimento Internacional (Usaid).
A FAO em parceria com a PMA é responsável pelo projeto HORTAS E JARDINS FAMILIARES.

Importante: na lavoura, as mulheres se preocupam bem mais com a segurança alimentar, por causa dos filhos. Segundo o representante da FAO, elas têm mais capacidade de otimizar os insumos como água e esterco, que misturados a outros produtos tornam o solo mais fértil, pois sabem que é ele quem fornece os nutrientes. Ainda afirma que as mulheres manuseiam os vegetais melhor, pois tem as mãos mais delicadas que os homens.

Para driblar a seca, o governo local, com apoio da FAO, montou o Banco Municipal de Grãos Básicos.
Nunca se planta a mesma coisa no mesmo terreno para que o solo não se desgaste. São utilizados esterco e plantas medicinais como camomila e salsa para mantê-lo fértil e longe de pragas.
Seja em casa plantando em garrafas ou na lavoura, os programas visam à melhoria das técnicas agrícolas e consequentemente melhorar a qualidade de vida.

Este é o FUTURO DA ALIMENTAÇÃO: uma mesa mais rica em vegetais saudáveis e um solo mais fértil para se plantar, com maior respeito ao meio ambiente.

Fonte : JORNAL O DIA
Data: 01/01/2012
Matéria de Clarissa Mello
Fotos de Erika Astudillo



No YOU TUBE tem um vídeo legal que orienta a plantar sua hortinha na garrafa pet




Outros vídeos legais:
http://youtu.be/rH46cJoVgK8
http://youtu.be/ksXaDoHCSCw